Maior oferta de financiamentos reativa a construção de shoppings

O maior apetite dos investidores e a maior oferta de alternativas de financiamento estão reativando a indústria de shopping centers no Brasil, que depende da captação de recursos para bancar a construção dos novos centros comerciais. Os empreendimentos demandam investimentos elevados, de R$ 100 milhões até mais R$ 300 milhões. A Sonae Sierra Brasil, sexta maior rede de shopping centers do país, descarta abrir o capital, mas avalia a venda de cotas de fundos imobiliários dos seus empreendimentos mais maduros e nos quais detém 100% de participação, afirma o presidente da companhia, João Pessoa Jorge. Esse é caso do Shopping Parque D. Pedro, de Campinas (SP).

A Sonae Sierra Brasil está preparando a distribuição secundária das cotas de um fundo imobiliário que detém 12% de participação no empreendimento. Com a operação, a empresa poderá levantar até R$ 100 milhões. Como o processo de venda das cotas está andamento, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) impede que as empresas se pronunciem sobre a operação.
Jorge avalia que venda de cotas de fundos imobiliários pode ser uma boa alternativa para captar recursos. Além do Shopping D. Pedro, a companhia também detém 100% do capital do shopping Boa Vista, em São Paulo, e, mais recentemente, do Shopping Metrópole, localizado em São Bernardo do Campo (SP). A companhia analisa a possibilidade de vender cotas desses empreendimentos. A aquisição da totalidade do capital do Metrópole foi finalizada nesta semana.

A Sonae Sierra Brasil já possuía 83% do shopping e comprou os 17% restantes que ainda estavam com a Aerus, fundo de pensão composto em sua maioria por ex-funcionários da Varig. Pela participação, adquirida em leilão, a Sonae Sierra pagou R$ 40,7 milhões.
Segundo Jorge, com a saída da Aerus, a empresa poderá fazer investimentos no shopping de São Bernardo, que está desatualizado e precisa de reformas. Serão investidos R$ 52 milhões na revitalização do centro comercial. Além desse projeto, a Sonae Sierra tem programados investimentos totais de R$ 670 milhões em três novos shoppings, em Goiânia (GO), Londrina (PR) e Uberlândia (MG).

O Shopping Parque D. Pedro também passará por uma ampliação de R$ 23 milhões.
Jorge, porém, não deve estar no Brasil para ver a finalização dessas obras. O executivo português vai voltar para a matriz da Sonae, em Portugal, em abril de 2010, após 12 anos no Brasil. Foi Jorge quem implementou a operação de shopping centers do conglomerado português no mercado brasileiro, que hoje é sócio no país do grupo americano DDR. Para o lugar de Jorge, o Sonae nomeou José Baeta Tomás, que já comandou a divisão de varejo do grupo no Brasil. Essa operação foi vendida para o Walmart em 2004.

Fonte: ADEMI-RJ e Valor Econômico

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