ENTIDADES SETORIAIS VÃO LEVAR ADIANTE PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA NACIONAL DE CÓDIGO DE PRÁTICAS.

Sincop objetiva criar uma família de códigos de práticas sobre diversos sistemas construtivos consagrados no País. Projeto-piloto, sobre alvenaria de vedação de blocos cerâmicos, já foi lançado oficialmente

Representantes de toda a cadeia da Construção Civil decidiram levar ao Ministério das Cidades a proposta para a criação do Sincop (Sistema Nacional de Código de Práticas), desenvolvido pelo IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológicas) e pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).


O acordo foi tomado durante o workshop Sistema Nacional de Código de Práticas, em São Paulo.
"A proposta foi validada e aceita pelos vários agentes da Construção Civil que estavam presentes, como construtoras, incorporadoras, associações de materiais de construção, acadêmicos e laboratórios de pesquisas", afirma Francisco Cardoso, professor da Escola Politécnica da USP e um dos idealizadores do Sincop.


Uma série de entidades presentes no encontro decidiu apoiar e divulgar em todo o Brasil o Código de Práticas Recomendadas para Alvenaria de Vedação de Blocos Cerâmicos, projeto-piloto do Sincop. A publicação é um documento único e consensual que cobre todas as etapas de projeto, execução, controle de serviços e manutenção do sistema em edifícios. "A ideia do Sincop é criar uma família de códigos de práticas sobre os diversos sistemas construtivos consagrados no País", lembra Cardoso.

Segundo ele, apesar de poucas entidades de outros segmentos estarem presentes no workshop, entidades já começarão a discutir a possibilidade de criação de novos códigos.

"O CBCA (Comitê Brasileiro da Construção em Aço) ficou de discutir a ideia na associação para um manual de aço e as entidades da Cerâmica que estavam presentes também se comprometeram em avaliar a possibilidade de criar um código de boas práticas para alvenaria estrutural de bloco cerâmico e até de coberturas com telhas cerâmicas", finaliza o professor da Escola Politécnica da USP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário