Exposição resgata grandes projetos mineiros dos últimos 15 anos

Mostra exibe 54 trabalhos produzidos a partir da primeira metade da década de 1990. Entre os arquitetos, destacam-se os nomes de Sylvio de Podestá, Gustavo Penna e João Diniz


A exposição "Minas Gerais: Arquitetura Contemporânea", em cartaz até o dia 31 de janeiro na Casa do Baile, em Belo Horizonte (MG), tem como objetivo a divulgação da arquitetura produzida em Minas Gerais ou por arquitetos mineiros a partir da metade da década de 1990. Entre os 54 projetos expostos na mostra, destacam-se o nome de Sylvio de Podestá, Gustavo Penna e João Diniz.

Com curadoria do arquiteto Carlos Alberto Maciel, a exposição mineira é dividida em dois setores: público e privado. Edifícios e espaços urbanos de uso ou empreendimento público terão o mesmo espaço que edifícios de uso residencial e comercial. "Mais do que destacar alguma obra especificamente, interessa a distinção que a mostra apresenta entre o público e o privado, bastante equilibrada, que permite reconhecer diversas oportunidades de atuação dos arquitetos", explica Maciel.

O primeiro critério de seleção dos projetos foi a opção pelas obras construídas. "Ter uma obra construída com qualidade no Brasil é como vencer uma guerra, atravessar batalhas difíceis e longas, nem sempre prazerosas", resume Maciel. O segundo critério foi a importância e relevância pública dos projetos.

O conjunto de mais de 50 obras construídas nesse período foi selecionado a partir de uma pesquisa junto às publicações especializadas nos últimos 15 anos. A curadoria, que conta com a parceria da Prefeitura de Belo Horizonte e a Fundação Municipal de Belo Horizonte, reuniu 46 escritórios e mais de 80 arquitetos autores dos projetos para a mostra puramente mineira.

Exposição Minas Gerais: Arquitetura Contemporânea
Espaço Cultural Casa do Baile
Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design
Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha - Belo Horizonte - MG
De 14 de novembro de 2009 a 31 de janeiro de 2010
De terça a domingo, das 9h00 às 19h00
Fone: (31) 3277 7443
E-mail: casabaile@pbh.gov.br

Fonte: PINIWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário