Resultado do Prêmio Talento Engenharia Estrutural

Premiação reconheceu os méritos dos engenheiros estruturais perante os desafios impostos por condições econômicas, geotécnicas, arquitetônicas ou técnicas

Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) divulgou dia 12/11 em cerimônia realizada no hotel Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, os vencedores da sétima edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. A premiação é promovida pela entidade e pela Gerdau desde 2003 e tem o objetivo de divulgar no meio técnico os trabalhos de engenharia de estruturas que mais merecem destaque.

Dentre os inscritos, quatro foram contemplados com o prêmio que reconhece os méritos dos engenheiros estruturais perante os desafios impostos por condições econômicas, geotécnicas, arquitetônicas ou técnicas. Além dos vencedores, outros quatro projetistas foram destacados com menção honrosa.

Os projetos inscritos, cujas estruturas podiam ser de concreto armado, protendido, metálicas, de madeira, alvenaria ou mista, foram avaliados pela comissão julgadora a partir de quesitos como concepção estrutural, processos construtivos e uso adequado de materiais, originalidade, monumentalidade, implantação no ambiente, esbeltez e deformabilidade, estética e economia proporcionada.

Confira, a seguir, imagens e alguns detalhes dos projetos contemplados com o primeiro lugar e os que receberam a menção honrosa.

CATEGORIA: Edificações
Vencedor: Valdir Silva da Cruz
Condomínio Top Towers (SP)








No total, as duas torres que compõem o condomínio Top Towers, localizado em São Paulo, têm 42 andares. Esse também é o número de jogos de fôrma de madeira que a estrutura demandou para ser construída. O motivo é a alternância de sacadas prevista pelo projeto arquitetônico, que faz cada andar ser diferente do anterior. Essa peculiaridade afetou também o projeto estrutural, conforme conta o responsável pelo projeto, engenheiro Valdir Silva da Cruz, da Socalculo Projetos Estruturais. "Interfere de maneira significativa no que diz respeito ao carregamento, que não é uniforme, e à estabilidade global, pois altera diretamente a rigidez horizontal do edifício", explica. Para cada face de andar, o efeito de tombamento age de uma maneira, o que levou à concepção de 417 desenhos diferentes.


Menção honrosa: Paulo Eduardo Bacchin
Edifício Comercial na avenida Juscelino Kubitschek (SP)


Com vãos que variam de 14,5 m a 16,5 m nos 18 pavimentos-tipo, esse edifício de 20 andares, cuja concepção básica da estrutura é em concreto armado, conta com lajes mistas de concreto e aço. O engenheiro Paulo Eduardo Bacchin, autor do projeto estrutural, optou por essa solução como alternativa à laje de concreto protendida. "Segundo reclamações dos próprios clientes, a laje protendida engessa a estrutura à concepção original", elucida Bacchin.


PEQUENO PORTE
Vencedor: Carlos Otávio de Souza Gomes
Casa de praia de Santa Rita, Paraty (RJ)


Dentre as premissas básicas do projeto arquitetônico estavam os grandes balanços e grandes vãos para a casa de dois pavimentos dispostos em blocos independentes e interligados por apenas um pilar. No entanto, devido à existência de grandes painéis de vidro na fachada frontal - e também a questões de conforto -, as deformações deveriam ser restritas. A solução encontrada pelo engenheiro Carlos Otávio de Souza Gomes, da SF Engenharia, previu a construção de duas grandes paredes de concreto armado, com 40 cm de espessura, nas laterais da residência, servido de apoio para as lajes e vigas. Dessa maneira, parte da estrutura fica apoiada sobre essas paredes e o restante - até 9,95 m - fica em balanço. De acordo com Gomes, a solução inicial previa protensão em todas as lajes, mas o custo inviabilizaria a execução da obra.

Fonte: PINIWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário