Compra de imóveis no fim de ano

Em reportagem de capa no Caderno de Classificados/Imóveis, o jornal O Popular faz a pergunta acima, e logo responde: O fim de ano pode ser um bom momento para comprar um imóvel. Os incentivos para a aquisição começam com a grande oferta atual de imóveis, em virtude das dezenas de empreendimentos lançados ao longo deste ano. Além disso, o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) vive um momento favorável ao consumidor em relação à oferta e às condições de financiamento, como o programa Minha Casa, Minha Vida. Alguns privilegiados que vão fechar o ano sem dívidas e ainda com algumas economias também podem aproveitar o dinheiro extra do 13º salário para dar entrada num imóvel para morar ou investir. Mas a menor demanda no início do ano pode significar preços menores.

Ouvido pela jornalista que assina a matéria, Lúcia Monteiro, o presidente da Ademi, Ilézio Inácio Ferreira, faz a previsão de que os lançamentos que não ocorrerem neste mês de novembro provavelmente só acontecerão a partir de fevereiro. E explica: as empresas não costumam lançar empreendimentos nos meses de dezembro, quando a mídia fica sobrecarregada por ofertas natalinas, e, em janeiro, quando muita gente viaja de férias. Disse também que o grande número de lançamentos no mercado imobiliário goiano este ano (5.679 novas unidades oferecidas em 46 empreendimentos) deve se repetir em 2010. E conclui que o fim de ano pode ser uma boa época para comprar porque boa parte dos lançamentos ocorridos em 2009 começa a ser construída no próximo ano, o que elevará a demanda por material de construção nos fornecedores, o que pode provocar uma pressão nos custos desses produtos, impactando nos preços dos imóveis. Segundo ainda Ilézio, esta é uma época de aumento dos custos para as empresas, como o pagamento do 13º salário aos funcionários, e por isso elas podem estar mais abertas à negociação.
Para o economista e consultor financeiro Emerson Castello Branco Simenes, da CBS Consultoria Financeira, igualmente ouvido pela reportagem, o consumidor que puder deve aproveitar as boas condições atuais de financiamento, que podem mudar em 2010, para fechar o negócio da compra do imóvel. Segundo ele, a tendência é de valorização dos imóveis, principalmente nas cidades que vão sediar a Copa do Mundo. É uma reserva de valor. Com raras exceções, as pessoas que compram imóveis nunca perdem dinheiro. Se não valorizar, também não desvaloriza”, destaca o consultor.

Fonte: O Popular e ADEMI-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário