FINANCIAMENTO DE IMÓVEL POR OUTROS BANCOS SUPEROU DOIS DÍGITOS SÓ UMA VEZ EM 2009.

O financiamento de imóveis concedido por outros bancos (excluindo a Caixa Econômica Federal) superou os dois dígitos apenas uma vez em 2009: em maio, quando registrou 11,46%, de acordo com pesquisa divulgada pelo Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).

Nos demais meses, entre janeiro e setembro, a participação dos bancos oscilou entre 0,97% e 7,45%. No período, a CEF teve participação mínima de 22,5% (janeiro) e máxima de 46,60% (julho).

Em setembro, o financiamento de imóveis pela CEF representou 40,82% dos imóveis comercializados. Somada, a participação de outros bancos atingiu 2,04% no mês.

A maior parte dos moradores da cidade de São Paulo, porém, comprou imóvel usado à vista - forma de pagamento adotada em 56,12% dos negócios.

Visão estratégica
Para o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana, os demais bancos estão desperdiçando a oportunidade de conquistar clientes fiéis. "Se a CEF age por pressão política para aumentar os financiamentos imobiliários, sem discriminar os imóveis usados, os demais bancos deveriam fazer o mesmo, por puro recurso de marketing e visão estratégica", disse Viana.

Aquisição da casa própria
Pela pesquisa, os consórcios registraram apenas 1,02% das vendas o que, na visão de Viana, é um bom resultado, dado que a modalidade não registrou nenhum negócio nos meses de janeiro, março e julho. Os dois melhores meses foram fevereiro (6,73%) e abril (3,19%).

As negociações diretamente com o proprietário, por sua vez, não foram uma opção para os compradores, já que, em setembro, essa forma de aquisição teve participação nula nas vendas.

Mais vendidos
Ainda de acordo com os dados, coletados em 416 imobiliárias pelo Creci-SP, no nono mês do ano, os imóveis mais vendidos foram aqueles que custavam acima de até R$ 180 mil, os quais responderam por 61,11% dos negócios realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário