A força dos festivais

O horizonte estava obscuro para aqueles que contavam que o ano de 2009 seria como o de 2008 para a música nacional: muitos artistas internacionais, shows inesquecíveis e turnês gigantes pelas capitais. A Tim, em março, desativou seu festival, um dos maiores do País. A Skol decidiu trocar o "Beats" pelo "Sensation". A crise internacional empurrava a passagens de grandes nomes internacionais da América Latina para o sudeste Asiático.

Apesar de um 1º semestre com boas atrações, como os shows de Elton John, Alanis Morissette, Iron Maiden, Radiohead e Oasis, o público esperava por uma confirmação como as acontecidas nos anos anteriores: Madonna, em 2008, Aerosmith, em 2007 e U2, em 2006.

O grande show para fechar o ano não veio, apesar da apresentação do AC/DC no dia 27 deste mês, que estará pela segunda vez no Brasil. O grupo britânico fará o show único no Morumbi, em São Paulo, com produção da Time For Fun. Já o quarteto americano The Killers se apresenta, também na capital paulista, uma semana antes. Com produção da Mondo Entretenimento, o show acontece na Chácara do Jóquei, dia 21.

Apesar de não contarem com nenhum nome de grande impacto, foram os três festivais programados para este penúltimo mês do ano que reacenderam a presença internacional por aqui: Maquinária, Planeta Terra e Natura Nós About Us.

O Maquinária Festival, que acontece pela segunda vez neste sábado, 7, terá a presença de Faith no More, Jane's Addiction e mais oito bandas, divididas no palco principal e no palco My Space, que escolheu quatro de suas apresentações pelo voto de cerca de 80 mil internautas. No dia 8, ainda, acontece a apresentação de nove bandas, com Panic At The Disco e Evanescence entre as principais.

Sem um grande patrocinador, mas com co-patrocínio de UOL, apoio de Hurley, Suvinil, canal Multishow, revista Trip, rádio Mix e Folha de S. Paulo, a The Groove Concept assina toda a realização do evento. O UOL ainda sorteará uma guitarra autografada pelo Faith No More.

Qual é a sua?
Já a 3ª edição do Planeta Terra se confirma, agora, como o maior festival de bandas do País. Com produção da B/Ferraz, ele agora conta com uma novidade: pela primeira vez terá outras marcas presentes.

Volkswagen, Axe, Coca-Cola e Nokia serão os patrocinadores, com apoio de Sadia, Telefonica e Correios, que ativarão suas marcas no Playcenter, local escolhido para os shows também no próximo sábado, 7. "Procuramos parceiros que pudessem ativar suas marcas dentro do evento e que pudessem as levar também para dentro de uma nova plataforma na internet", conta Maurício Palermo, diretor de Publicidade do Terra Brasil.

A B/Ferraz, responsável também pelo line-up evento - que conta com 14 apresentações, com destaque para Iggy & The Stooges, Sonic Youth, Primal Screen e The Ting Tings - espera a presença de mais de 20 mil pessoas no parque de diversões, que contará com 15 brinquedos em operação. "O Playcenter foi um achado pelo modelo e pelas ações que vamos poder realizar lá dentro", confessa Palermo.

A Coca-Cola Zero ainda será nome de um dos palcos, que também conta com uma promoção na internet para escolher bandas que se apresentarão no dia. A Volks terá destaque no camarote do Sonora Main Stage, palco principal. "Este ano o Planeta se pagou apenas com investimentos publicitários. Por conta desse ótimo resultado, já estamos trabalhando para o festival de 2010", finaliza o executivo.

O festival terá transmissão total ao vivo pelo Terra, com apresentação de Sabrina Parlatore, Kid Vinil, Bárbara Thomas e Gastão Moreira, que se revezarão nas entrevistas nas mais de 10 horas de shows.

Coincidências
Não é pura coincidência os dois maiores festivais do semestre aconteceram na mesma data. Há tempos os organizadores de shows em São Paulo vêm reclamando da falta de opções para apresentações entre seis e 20 mil pessoas na capital. "90% das bandas internacionais são para esse público. Essa falta de opção nos prejudica muito", explica João Paulo Affonseca, sócio da Mondo. A empresa sofreu recentemente com a falta de locais, tendo que montar as apresentações do Iron Maiden no Autódromo de Interlagos, na zona sul paulista.

Já o Planeta Terra ficou desabrigado recentemente. Considerado um sucesso pelo público em 2009, principalmente pelo local, a Villa dos Galpões, o evento este ano teve que mudar sua cara - isso porque o espaço, na zona sul da cidade, foi vendido para um grupo de investidores.

A Chácara do Jóquei, pode ter, em breve, o mesmo destino da Villa dos Galpões: deve ser vendida a um grupo de investidores. Neste sábado ela recebe a 2ª edição do Maquinária, que, ano passado, foi realizado em setembro de 2008 no Espaço das Américas. Segundo Milkon "Mac" Chriesler, diretor de eventos da empresa, em 2010 ele deve migrar para o interior do estado, se tornando, verdadeiramente, um festival de música onde as pessoas passarão o final de semana, como acontece em festivais com o o de Roskilde, na Dinamarca.

Com isso, as grandes atrações deste sábado se espremerão em um período de cinco horas: no Máquinária, Janne's Addiction e Faith No More se aparesentarão a partir das 19h30 e 21h30, respectivamente. O Playcenter recebe Primal Scream às 20h30, Sonic Yotuh às 22h e Iggy Pop & The Stooges a partir da meia-noite.

Nós e o Mundo
A 2ª edição do About Us ganha um grande nome apoio: a Natura leva o naming right do festival focado em sustentabilidade e natureza, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, na Pista de Atletismo do Ibirapuera. "Mais do que um evento, o Natura Nós About Us é um projeto, com associação de interesses comuns entre as empresas", conta João Paulo Affonseca, sócio da Mondo, produtora dos espetáculos.

Com um dia focado na família e outro voltado mais para os adultos, os destaque serão os shows de Jason Mraz e Sting. "A necessidade era falar com os seres humanos de todas as idades. Essa foi a melhor saída para isso", explica Affonseca, que promete que o projeto vai se estender ao longo do ano. O patrocínio é da Petrobras e do Governo Federal, com apoio de mídia de Alpha FM, Editora Trip, Veja SP e 89FM.

Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário