Arquitetos Alexandre Bragança e Gustavo Penna projetam edifício sustentável em Belo Horizonte

Autonomia para o desenvolvimento de todos os projetos, não só o arquitetônico, permitiu o emprego de materiais de construção menos agressivos ao meio ambiente

Os arquitetos Alexandre Bragança e Gustavo Penna assinam o projeto de 52 mil m² da nova sede da Forluz (Fundação Forluminas de Seguridade Social), em Belo Horizonte. O edifício está em processo de certificação pelo sistema Leed (Leadership in Energy & Environmental Design) do USGBC (U.S. Green Building Council). "A proposta é de um prédio economicamente viável, com o menor gasto de energia e água aliado à maior qualidade de ambiente de trabalho possível", afirma Bragança.



A equipe de arquitetos foi a responsável pela elaboração não só do projeto arquitetônico, como também dos outros 29 complementares, que vão desde a estrutura, instalações e paisagismo até a acústica, impermeabilização e automação, entre outros. Por conta dessa autonomia, foi possível controlar até mesmo os tipos de materiais que serão utilizados na construção do edifício de 29 andares, optando-se por itens com alto índice de conteúdo reciclado e poucos compostos orgânicos voláteis, como é o caso das lajes nervuradas, que são construídas com moldes pré-fabricados de polipropileno, possibilitando total reaproveitamento, e do tipo de cimento adotado, que possui uma grande quantidade de material reciclável em sua composição.

A implantação do prédio também foi ponto de estudo dos arquitetos, que optaram por um posicionamento que melhor aproveitasse a luz natural durante o dia. Por isso, as fachadas norte e sul receberão vidro e as leste e oeste, atingidas por grande incidência solar, são cegas. O vidro empregado, por sua vez, protegerá o interior do edifício do excesso de calor e permitirá uma redução considerável na demanda do sistema de condicionamento de ar.

O prédio contará ainda com sistema inteligente de automação de persianas, sensores de luminosidade nos andares, sistema de ventilação noturna e elevadores inteligentes com separação para grupos internos e externos. Já a economia de água, que é prevista em 40%, será alcançada através da redução de 100% na utilização de água potável para paisagismo e de um sistema de reaproveitamento de água.

A previsão é de que a obra da nova sede da Forluz seja entregue em 2012.

Fonte: PINIWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário