Smart! Lifestyle + Design leva arquitetura residencial autoral para Porto Alegre

Com apenas 1.190 m² de área construída total e oito apartamentos, o Amélia Teles 315 é o primeiro edifício da incorporadora Smart! Lifestyle + Design. A empresa, fruto da associação dos engenheiros Carlos Eduardo Voegeli e dos arquitetos Márcio Carvalho e Ricardo Ruschel, propõe para Porto Alegre empreendimentos de pequeno porte com arquitetura contemporânea e autoral.



Suas características o aproximam dos edifícios do selo Movimento Um, idealizado pela construtora Idea! Zarvos (aU 161) e que já entregou empreendimentos como o Aimberê 1749 e o 4x4, ambos em São Paulo. "A semelhança entre nós e o Movimento Um é o fato de ambos unirem a mentalidade do empreendedor e do arquiteto, buscando repensar a cidade e criar empreendimentos com uma arquitetura responsável", compara o arquiteto Márcio Carvalho, sócio da Smart! Lifestyle + Design. E em que se diferenciam? "Como linha geral, talvez a diferença maior esteja na nossa escolha por uma arquitetura mais pura, perene", arrisca.

Na concepção do projeto do Amélia Teles 315, os autores procuraram empregar linhas puras, conferindo-lhe neutralidade e atemporalidade. "Queríamos resgatar a qualidade da arquitetura dos anos 50 e 60 de Porto Alegre", afirma Carvalho, que também aponta influências da arquitetura uruguaia e argentina. "É um edifício de baixa altura e pequeno porte. Nós buscamos reforçar o respeito à escala humana e a integração com o entorno".

O preço de venda das unidades varia entre R$ 360 mil e R$ 450 mil e as áreas privativas dos apartamentos vão de 101 m² a 127m². O empreendimento conta com diferenciais técnicos dificilmente observados em obras de pequeno porte, como isolamento acústico no contrapiso, metais e louças de design assinado e automação instalada para luminárias e tomadas. "Isto foi possibilitado por um modelo de negócio que conseguiu otimizar vários custos acessórios e reverter para qualificação das unidades", afirma Carvalho.

O empreendimento é voltado para um público-alvo específico, de mentalidade cosmopolita, segundo Carvalho, e composto por profissionais como médicos, advogados e arquitetos. "A maioria dos interessados é de solteiros ou de casais sem filhos", relata. O terreno, escolhido a dedo, fica no bairro Petrópolis. "Buscamos regiões em que o carro possa ficar na garagem e seus principais atrativos acessados a pé, reforçando a apropriação do espaço urbano".

O Amélia Teles 315 começará a ser executado em fevereiro de 2010, com conclusão prevista para dezembro do mesmo ano. Outros três projetos da Smart! Lifestyle + Design estão em desenvolvimento: um empreendimento de lofts comerciais no bairro Mont'Serrat; um de lofts duplex na zona sul, voltado para o rio Guaíba; e apartamentos dúplex no bairro Moinhos de Vento.

Fonte: PINIWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário