Publicidade ajuda Colômbia contra Farc

Não é muito comum que as campanhas publicitárias tenham como público-alvo guerrilheiros armados que vivem em florestas. Mas esta é uma estratégia que tem sido adotada na Colômbia.

Uma ação da Lowe SSP3, de Bogotá, tem buscado ajudar insurgentes armados das Farc a sair das florestas, mostrando as desilusões de uma vida de revolucionário. A estratégia de mídia está focada em jogos de futebol, que costumam atrair as atenções dos guerrilheiros.

Jose Miguel Sokoloff, diretor de criação da Lowe SSP3, afirmou que o time de criação há algum tempo gastou algumas semanas com entrevistas com ex-guerrilheiros, que falaram sobre a falta de liberdade pessoal e vida familiar. Perguntados sobre o que faziam na floresta enquanto não estavam lutando, eles diziam: "Assistíamos futebol".

Foi dali que surgiu o plano. Spots e comerciais começaram a ir ao ar em jogos como no amistoso entre Colômbia e Suíça, no último dia 12 de novembro. O primeiro comercial trouxe reconstituições de histórias reais - como a de uma jovem mulher forçada a abortar seu bebê, ou um jovem que recebeu a ordem de matar colegas - com narração. As novas peças são testemunhais, filmados com sigilo aos entrevistados, que são guerrilheiros que acabaram de mudar de lado. Eles falam sobre as razões que os fizeram sair.

Clique aqui e veja um dos filmes.

O governo colombiano procurou a Lowe SSP3 em 2006 para fazer a campanha de modo pro Bono, mas com budget de US$ 800 mil do dinheiro público, que é investido em panfletos lançados em zonas rurais e com compra de mídia durante jogos de futebol e demais programas.

Claro que como a audiência de futebol engloba também os outros cidadãos colombianos, a campanha acaba, segundo Sokoloff, tendo o segundo papel de mostrar ao país que o governo está vencendo a guerra.

Quando um líder da guerrilha é derrotado, por exemplo, um anúncio é feito rapidamente para contar sua história e encorajar os colombianos.

Cerca de 11.400 insurgentes foram desmobilizados entre 2002 e 2008, sendo que em 2009 o percentual deve crescer em relação a 2008.

Movimento nacional
Grupos terroristas na Colômbia chegaram a mobilizar 30 mil pessoas há uma década, e a gora deve estar em uma faixa entre 3 mil e 8 mil. Um flier distribuído na zona rural no ano passado conclamava as pessoas a saírem do movimento. "mais de 8.900 de seus companheiros já o fizeram". A peça trazia um numero telefônico e duas fotos de rebeldes que morreram na luta.

A campanha ganhou força e outros colombianos famosos, como a pop star Shakira, além do jornal local El Espectador, aderiram e até ajudam. A publicação colocou a foto de um ex-guerrilheiro em um de seus anúncios, por exemplo, e cantores locais famosos criaram uma canção sobre deixar a floresta. A própria Shakira fez um apelo aos grupos armados para soltarem os reféns e se entregarem.

Fonte: Advertising Age e Meio e Mensagem

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