Orkut muda para manter base de usuários

O Google anunciou nesta quinta-feira, 29, as mudanças que há um ano vêm sendo planejadas e colocadas em doses homeopáticas no ar na página do Orkut. Totalmente redesenhada e com novas funcionalidades, a rede social mais popular da internet brasileira ganha agora mais agilidade nas atualizações. Montar um novo álbum de fotos, por exemplo, consumirá três vezes menos tempo dos usuários que, enquanto aguardam a atualização, podem já escrever as legendas das imagens e selecionar os amigos para quem desejam enviar. Com ferramentas como a possibilidade de postar depoimentos em vídeo.

De acordo com pesquisa encomendada pelo Google, o compartilhamento de fotos é um dos serviços mais populares do Orkut, tendo sido citado como preferido por 67% dos usuários. "Mais de 30 milhões de fotos são postadas todos os dias nas páginas do Orkut. Nossa ideia é justamente facilitar esse compartilhamento", comentou Victor Ribeiro, diretor de produtos do Orkut.

A página do perfil também poderá ser configurada com cores diferentes e as informações pessoais poderão ir além de texto sendo expressas por meio de vídeos ou dos aplicativos agora disponíveis.

A proposta com a nova configuração é também tornar o Orkut mais rentável do ponto de vista de publicidade. De acordo com Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia do Google para a América Latina, o endereço já vem se mostrando rentável no Brasil e as mudanças podem culminar em uma variedade maior de formatos para os anunciantes. "Temos conquistado resultados excelentes, mas procuramos respeitar os usuários sem exagerar na dose, já que o aumento de receita está relacionado à penetração contida da publicidade", disse.

Estratégia de divulgação

Semanas atrás vazava na internet a informação da reformulação do Orkut assim como uma imagem dando uma prévia de como seriam essas mudanças. Tudo isso, no entanto, fazia parte da primeira etapa da campanha de divulgação para a rede social. Através do personagem Danilo Miéd, o Google, portanto, anunciou as transformações utilizando todos os outros canais sociais existentes na internet. Para tanto forma criados um blog, perfil no Twitter, vídeos no YouTube e a viralização através das páginas das bandas Skank e Detonautas também no site de compartilhamento de vídeo.

A segunda fase da campanha foi iniciada hoje e consiste da distribuição de convites aos seguidos do personagem para que passem a usufruir da nova era do Orkut. Isso porque, assim como aconteceu na chegada do Orkut ao País, somente poderão acessar a nova interface os internautas devidamente convidados. "Com a propagação dos convites esperamos que no final do primeiro semestre de 2010 todos os usuários do Orkut já tenham migrado para nova plataforma", diz Ribeiro.

A nova interface, porém apenas poderá ser acessada mediante convites, que começaram a ser distribuídos pela equipe do Google no Brasil.

Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário