
Custos do atacado e construção sobem e pressionam inflação pelo IGP-DI
Índice marcou 0,25% em setembro, contra 0,09% de agosto, diz FGV
Apesar disso, resultado ficou abaixo do esperado pelos analistas.
A inflação pelo Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou em setembro, devido a maiores custos no atacado e no setor de construção. O indicador subiu 0,25% em setembro, ante alta de 0,09% em agosto, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira (6).
No ano, o indicador acumula queda de 1,35%. Em 12 meses, também está no terreno negativo, com baixa de 0,65%. Entre os componentes do IGP-DI, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 0,29% em setembro, seguindo a elevação de 0,07% no mês anterior.
O resultado de setembro ficou abaixo daquele aguardado pelos agentes consultados pelo Banco Central (BC). Na mais recente pesquisa Focus, elaborada pela autoridade monetária junto a instituições financeiras, a expectativa era de que o IGP-DI subisse 0,35% no nono mês deste ano.
Outros componentes
O IPA agrícola fechou o mês com queda de 0,76%, ante variação positiva anterior de 0,01%, mas o IPA industrial avançou em ritmo maior, de 0,63%, ante alta de 0,10% em agosto. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,18% em setembro, contra avanço de 0,20% em agosto.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve aumento de 0,15% no mês passado, contra baixa de 0,05% no anterior.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário