Gafisa quer incorporar total das ações da Tenda

O Conselho de Administração da construtora e incorporadora Gafisa pretende apresentar aos acionistas ainda este ano proposta de incorporação da totalidade das ações de sua controlada Tenda, da qual detém 60% do capital. As condições da incorporação ainda serão negociadas, segundo a Gafisa, mas a administração da empresa "entende que a relação de substituição adequada deveria estar dentro do intervalo entre 0,188 e 0,200 ação Gafisa para 1 ação Tenda", segundo fato relevante.

A Gafisa assumiu o controle da Tenda no ano passado. Em setembro de 2008, as empresas acertaram que a FIT Residencial, unidade imobiliária voltada à baixa renda da Gafisa, seria incorporada pela Tenda, em troca de ações representativas de 60% do capital total da última.

Os ex-controladores da Tenda José Olavo Mourão Alves Pinto e Henrique de Freitas Alves Pinto detêm 15,3% do capital da empresa e a Equity International, que também é sócia da Gafisa, possui outros 5%. Outros 19,7% das ações da Tenda estão nas mãos de outros acionistas.

"A administração da Gafisa acredita que a incorporação será vantajosa para os acionistas de ambas as companhias, na medida em que resultará na formação de uma líder nacional no setor de construção civil, gerando ganhos de escala e aumento de eficiências operacionais, comerciais e administrativas", segundo a construtora.

As empresas combinadas possuem valor de mercado de quase R$ 5 bilhões e têm vendas estimadas em cerca de R$ 3 bilhões em 2009. A Gafisa acredita que, caso as partes cheguem a termos negociais mutuamente satisfatórios, os respectivos Conselhos de Administração irão convocar, até 20 de novembro de 2009, as assembleias gerais para deliberar sobre a incorporação. Se a operação for aprovada, a Tenda passará a ser subsidiária integral da Gafisa e suas ações deixarão de ser negociadas no Novo Mercado da BM&FBovespa.

Fonte: Jornal do Commercio e ADEMI-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário