Apesar da crise, jornais gratuitos se multiplicam

A fé no futuro dos jornais impressos se reflete no lançamento de novos títulos gratuitos e na ampliação da distribuição dos já existentes, como é o caso de Metro, agora na região do ABC paulista. Entre as novidades estão os semanários Tudo e AutoVrum e o quinzenal Money Jornal. Sobrevivendo apenas da verba publicitária, essas publicações apostam na segmentação e no conteúdo grátis como diferenciais para alavancar as vendas de anúncios.

O AutoVrum, versão para automóveis do já consolidado MotoVrum (voltado para motociclistas), da editora L.C. Comunicação, será lançado em novembro. Segundo o diretor da publicação, Lacerda Filho, a ideia de lançar um novo jornal surgiu pelo sucesso do MotoVrum. "Com a crise, os anunciantes tiveram as verbas reduzidas. Precisavam anunciar, mas não podiam gastar muito e precisavam do retorno imediato, por isso a segmentação", analisa.

Focado no segmento de imóveis, o Tudo foi lançado durante o Salão Imobiliário São Paulo, no final de setembro, pela Taurus Marketing. Com tiragem de 20 mil exemplares, o jornal é distribuído em 20 pontos da cidade. De acordo com o publisher Daniel Rosenthal, a publicação é voltada para as classes C e D e nasceu incentivada pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

"O mercado imobiliário é um dos grandes ativadores da economia; por isso, teve grande aceitação de consumidores, principalmente de anunciantes considerados pontos finais (onde as vendas são efetivamente realizadas), como imobiliárias e sites de leilão", explica Rosenthal, ao adiantar que as expectativas são as melhores e que os anunciantes responderam bem às primeiras edições.

Já o Money Jornal é voltado ao mercado financeiro e foi lançado como um produto da Expo Money, uma espécie de feira de negócios sobre finanças pessoais. A publicação quinzenal teve sua primeira edição distribuída durante evento em São Paulo, também em setembro. Criada em parceria com a editora FullCase, está disponível em pontos estratégicos da cidade, com reportagens sobre finanças, carreira, dicas de investimento e panorama do mercado de ações.

Diretor da Expo Money, Robert Dannenberg conta que a empresa viu na crise uma oportunidade de segmentar o assunto. "Como as pessoas não têm tempo de pesquisar tantas informações, pensamos em levar conteúdo relevante, com o respaldo de um nome como Expo Money. O retorno dos anunciantes está sendo o melhor possível. A intenção é aumentar a tiragem e distribuir o jornal nas 11 cidades que recebem o evento", afirma.

Metro e Destak
Outra demonstração do vigor dos gratuitos é a iniciativa do Destak, que a partir desta segunda-feira, 26, passa a circular com 200 mil exemplares, distribuídos de segunda à quinta-feira, e uma edição especial às sextas-feiras com 250 mil exemplares. Segundo o diretor comercial do Destak, Claudio Zorzett, o objetivo é atingir um maior número de pessoas e alavancar as vendas com publicidade, principalmente no que se refere aos anunciantes da indústria e do varejo. A publicação também ampliou sua distribuição em São Paulo, principalmente nas regiões leste e norte da cidade, e também em Alphaville.

O concorrente Metro não ficou parado. Fruto de uma joint venture entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Metro Internacional, o jornal lançou na última sexta-feira, 23, uma edição exclusiva para a região do ABC paulista. A primeira distribuição de 30 mil exemplares, auditada pela BDO Trevisan, foi feita por promotores espalhados em mais de 40 pontos estratégicos. Segundo o presidente do Metro, Marcello D'Angelo, existe no ABC demanda por um jornal com o perfil do Metro. A nova operação vai mobilizar diariamente cerca de 80 pessoas, entre produção jornalística, comercialização e distribuição. "Já temos uma redação dedicada exclusivamente à região", destaca D'Angelo.

Fonte: Meio e Mensagem

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