2009: Um ano ruim para a publicidade online

O ano de 2009 foi ruim para a publicidade online. Esse promete ser o primeiro período de declínio para o setor desde o ano de 2002, quando o mercado vivenciou a ressaca dos anos da bolha da internet.

Nos Estados Unidos, as estimativas dos investimentos em publicidade online chegam a US$ 22,8 bilhões em 2009, valor 2,9% menor do que o total investido no ano passado. De acordo com uma projeção da eMarketer divulgada nessa última segunda-feira, 19, o declínio deve-se a acentuadas quedas na captação de patrocínios e nos e-mails marketing. Já as receitas com banners praticamente igualaram as de 2008.

Por outro lado, as pesquisas online aparecem como um importante fator positivo nesse cenário. As expectativas são de que o search marketing feche o ano de 2009 com um crescimento de 4%, o que prova a sua resistência dentre as demais formas de marketing online. O desempenho da publicidade vinculada a vídeos também cresceu, mas ainda é uma parcela muito pequena para pesar nos números finais do setor.

Os resultados divulgados pelo eMarketer surgem duas semanas depois de o International Advertising Bureau (IAB) revelar que o volume de anúncios online no país caiu 5% nos primeiros seis meses de 2009. Esses dados do IAB serviram como referência para o EMarketer formular suas perspectivas para o restante do ano e chegar às projeções dos negócios que serão movimentados pela publicidade online nos próximos meses.

Os resultados da pesquisa também apontaram para o cenário atual das corporações da internet no cenário da publicidade online. Cerca de um quarto de todos os anúncios online gerados e vinculados nos Estados Unidos passam ou fluem através do Google. Isso pode significar uma esperança para o setor, já que o balanço divulgado pelo gigante das buscas mostrou que as receitas da companhia cresceram, dando sinal de uma recuperação acelerada após o período da crise econômica global.

De modo geral, o mercado de publicidade online ainda enfrentará desafios dentro do atual cenário da economia. A maioria dos 100 maiores anunciantes listados pelo ranking do Advertising Age ainda direcionam pequenas partes de sua verba para o marketing online. Nos Estados Unidos, atualmente, a publicidade online angaria menos de 10% do total do bolo publicitário.

Fonte: Advertising Age e Meio e Mensagem

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