O último anúncio da Pepsi

O jornal fictício The Onion jogou na web matéria fake sobre a PepsiCo, dizendo que a empresa havia decidido abandonar para sempre qualquer gasto com publicidade. A notícia foi replicada por blogs e sites desavisados, apesar de o texto ser de um exagero e uma inconsistência que o tornam de cara implausível.


Veja abaixo rápida tradução da matéria forjada e publicada pelo tal Onion, que armou inclusive um outdoor fake para ilustrá-la.

A PepsiCo chocou a indústria de refrigerantes quando anunciou que iria parar de anunciar, imediatamente, seu mais popular produto, a Pepsi-Cola.

"Nós sabemos que tomar Pepsi é ótimo e todos estão satisfeitos com o sabor de Pepsi. Então, por que gastar nosso tempo nos preocupando com o que outras pessoas pensam?", disse Indra K. Nooyi, CEO da PepsiCO, durante coletiva de imprensa que ocorreu na sede da empresa.

"Sinceramente, eu sinto como algo estranho e desesperado gastar toda essa energia para falar para as pessoas o que elas devem beber. Quem gosta, gosta. Quem não gosta, não gosta e ponto", ela completou. "Isso não fará mais, de fato, parte de nosso negócio".

De acordo com Nooyi, a cúpula da PepsiCo realizou uma série de encontros, nos últimos meses, até chegarem ao consenso de que todos gostam de Pepsi e que a história de mais de um século da empresa usando de forma massiva campanhas de alto custo, merchandising, promoções e comprando espaços caríssimos e extravagantes no Super Bowl foram um garnde erro.

Os executivos fizeram uma declaração dizendo que a PepsiCo é agora o que deveria ser há muito tempo: uma empresa que fabrica refrigerantes e não fica tentando que todo mundo goste deles e os consuma. Na verdade, experimentar o refrigerante, e não ver caros outdoors e luminosos pelas ruas, é o que fará com que as pessoas decidam se gostam ou não da bebida.

Respondendo pergunta sobre se a eliminação dos departamentos de marketing e publicidade da PepsiCo não acabaria com a capacidade da gigante de competir com sua maior rival, Coca-Cola, Nooyi mostrou não se preocupar com isso.

"Buscar por mais e mais market share não pode ser o maior intuito de uma empresa. Se estivermos felizes no final do dia, é isso o que realmente importa. Não podemos considerar nosso negócio como uma guerra entre Colas. Olhe para a Coca-Cola, é um produto terrível. Mas milhões de pessoas a preferem no lugar de Pepsi, todos os dias. Essas pessoas estão erradas? Claro que não. Conceitos como certo e errado não podem ser sempre aplicados".

Nooyi disse à imprensa que o budget anual da empresa de US $1.3 bilhão para publicidade ficará no caixa da PepsiCo. Parte dele irá para organizações de caridade e parte para bônus aos empregados.

Dizendo que gosto é algo subjetivo, Nooyi acredita que a bebida será experimentada por aqueles que ainda não a conhecem por meio da chamada propaganda boca-a-boca.

"Você não pode 'experimentar' um anúncio", ela disse. "As pessoas vão tomar suas próprias decisões em lugar de gastarmos milhões para tentar dizer a elas que Taylor Swift bebe Pepsi. Eu quero dizer, sinceramente, realmente importa para alguém se Taylor Swift bebe Pepsi? Ela é apenas um ser humano como outro qualquer".

Finalizando a coletiva de imprensa, Nooyi disse que ela nunca esteve tão certa ao dizer algo como agora. Ainda mandou os repórteres aproveitarem melhor seu tempo, irem para casa abraçar seus familiares e brincar com seus filhos".

Fonte: CCSP

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