
Localização do imóvel tem peso decisivo na hora da compra
A localização de um imóvel sempre teve peso decisivo para sua comercialização.Com tanta coisa para se levar em conta, como congestionamentos, transporte público, segurança, comércio e serviços, entre outras, o entorno imediato da casa se torna o grande atrativo, devendo concentrar o maior número de itens a poucos minutos a pé que possa dar conforto e dispensar o carro.
Para analisar essas vantagens, a tecnologia já ajuda por meio de ferramentas que, até há pouco tempo, pareciam ser de ficção científica: as imagens mapográficas feitas a partir de fotos de satélite, nas quais se pode avaliar, por meio de sites especializados, a infraestrutura dos bairros da cidade.
Um bom exemplo é o que começou a ser oferecido a partir dessa semana pelo site Google Maps, onde se pode agora verificar a média de trânsito em vias. Próximas do imóvel desejado em tempo real ou durante dia da semana e horário determinados.
Sem data definida, será lançado ainda pela empresa o Street View, com o qual será possível ver fotos térreas da rua desejada, não apenas sua vista aérea. Mapas feitos com imagens de satélite permitem ainda verificar a condição dos imóveis vizinhos, se a vizinhança é composta por casas ou apartamentos, se tem áreas verdes, além de terminais de ônibus e estações de Metrô mais próximas.
Existem ainda outros serviços que dão mais detalhes sobre a região. É o caso do site Apontador, que lista estabelecimentos presentes na rua pesquisa da, e o UrbanMap, que mostra lançamentos imobiliários pela cidade, bem como cerca de 20 itens de serviços, como academias e farmácias, que podem existir no entorno do imóvel.
Ambos têm como base a estrutura do Google Map. Como uso da ferramenta, o gerente de projetos Denis Caldeira, 33 anos, conseguiu ‘filtrar’ a busca por uma casa em Jundiaí. “Usei para explorar a vizinhança e verificar se a região tinha favelas, locais de difícil acesso ou terrenos vazios ao redor.”
Fonte: Jornal da Tarde e Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário