Varejo mostra recuperação firme do país, diz Meirelles

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que os últimos dados sobre o varejo brasileiro mostram que a recuperação do país é consistente e repetiu um alerta sobre o comportamento dos juros futuros.
"A curva está embutindo um prêmio de risco para condições não adequadas ao Brasil. "O país não está deteriorando seus fundamentos para sair da crise."
O recado sobre os juros futuros já havia aparecido em discursos anteriores de Meirelles e na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Segundo Meirelles, o país dá sinais de retomada e o aumento dos investimentos estrangeiros diretos ajuda a evitar riscos inflacionários.
"Já existem sinais de que há retomada (do investimento estrangeiro direto). Isso dá mais consistência de saída da crise com menor risco inflacionário", disse.
A uma semana da próxima decisão do Copom, Meirelles comentou ainda que as vendas no varejo brasileiro em maio são "uma mostra de que o Brasil vai crescer forte em 2010".
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que as vendas no varejo cresceram 0,8 por cento sobre abril, acima do previsto por analistas.

"O Brasil está em condições diferenciadas, a renda do consumidor está sendo preservada... O consumidor está mostrando confiança de que o Brasil vai sair antes da crise", acrescentou Meirelles.
O mesmo otimismo não foi mostrado sobre os sinais de retomada global. "A questão que se coloca é até quando essa recuperação é consistente", disse em palestra.
Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário