Ciclo de corte de juro acabou, diz mercado

O Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou ontem a expectativa do mercado e reduziu a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual. O corte leva a Selic de 9,25% para 8,75% - patamar histórico para o Brasil. Com isso, economistas acreditam que está encerrado o ciclo de afrouxamento monetário vivido desde o começo da crise financeira mundial, em setembro de 2008, quando a Selic estava em 13,75% ao ano.

"A partir de agora, a autoridade monetária deverá manter a taxa de juros em 8,75% para avaliar o comportamento dos preços diante da nova realidade de juros nominais", afirma José Góes, economista da WinTrade. Segundo ele, o Banco Central deve aguardar os efeitos do alívio monetário, que demoram até seis meses para serem sentidos na economia.
Góes explica que, apesar da inflação sob controle e de incertezas a respeito do cenário futuro, existem evidências de que a economia brasileira está em processo de recuperação, o que poderia gerar pressão nos preços em 2010 - e o governo não quer ter que mexer na Selic em ano eleitoral.
Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário