Porque quase tudo no mercado imobiliário é vermelho?

Uma coisa é fato e ninguém pode negar: a presença da cor vermelha no mercado imobiliário. Já perguntamos para muita gente, inclusive para os “cardeais” do setor e apenas um deles arriscou comentar – “ a Gomes de Almeida Fernandez usava o vermelho… era a maior, a mais admirada e todo mundo começou a usar”. Talvez não. As cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano e quando o homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usá-las como estímulos para encontrar determinadas respostas.


O vermelho é uma cor quente, ativa e estimulante. Fortalece a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude otimista ante a vida. É amor, atração e desejo.Mas, se utilizada em demasia pode influenciar negativamente, provocando irritação e agressividade ou sinais de alerta como pare ou perigo! No mundo fashion os estilistas são unânimes e afirmam que quem quer chamar a atenção usa vermelho. E ainda arrematam: é difícil encontrar um gordinho usando vermelho, não é mesmo?

Olhando o ranking da Embraesp observamos que entre as “top-ten” de incorporação, 7 possuem vermelho no logo. Entre as “top-ten” vendedoras, 8 possuem. Pode até ser tarefa de gincana: encontrar um lançamento que não tem uma empresa com logotipo vermelho assinando.


Brincadeiras a parte, ninguém pode negar a correlação entre esta cor e as marcas líderes mundias: Nike, Mc Donald’s, Tylenol, Santander, Marlboro, entre muitas outras. Também não podemos esquecer da Coca-Cola, a marca mais famosa do mundo e nem da Ferrari, o carro mais desejado do planeta.

Não há dúvida, o vermelho simboliza o poder e está diretamente associada a vitalidade e a ambição da conquista. Talvez estas características expliquem as cores de cada país. Impressiona observar que no hall das potencias mundiais – EUA, Canadá, Inglaterra, China… 99% deles apresentam a cor na sua bandeira. Mas, quem não tem vermelho no seu logotipo não precisa se preocupar. Estudos recentes revelaram que a capa do toureiro chama a atenção do touro por que ela é agitada e não por que é vermelha. Existe uma lei no marketing que não podemos esquecer: se todo mundo faz a mesma coisa, faça diferente para se destacar.

Fonte: Reprint

Nenhum comentário:

Postar um comentário