3 perguntas e respostas importantes para quem quer adquirir um imóvel

Além das prestações, há algum custo intermediário que tem que ser pago durante o financiamento?

Nos financiamentos bancários não há parcelas intermediárias no financiamento imobiliário. No entanto, no caso dos financiamentos diretamente com a construtora, é normal que existam pagamentos de valores diferenciados na entrega das chaves e/ou anualmente. Recomenda-se que seja feita uma reserva pelo comprador para evitar surpresas quando estas cobranças (geralmente de valor mais elevado) cheguem.

Qual o máximo da minha renda devo comprometer para pagar a parcela de um financiamento?

Segundo alguns economistas, o valor máximo da renda familiar a ser comprometido em um financiamento é de 25% a 30%. Para as famílias de menor renda, esse valor é de 30% e, para as de maior renda, esse percentual diminui. Este intervalo de percentuais é o que a maioria dos bancos utiliza para regular a concessão de seus financiamentos.

Quais cuidados tomar na aquisição de um imóvel novo?

Segundo Celso Petrucci, economista-chefe e diretor-executivo do Secovi-SP, a pessoa que vai comprar um imóvel novo (na planta) precisa coletar informações sobre a incorporadora (não a construtora, segundo ele) do empreendimento. "Procure conhecer um empreendimento feito pela empresa. Um que tenha cinco, dez anos, para ver como ficou a conservação do imóvel", explica.
De acordo com ele, conversar com proprietários de um prédio construído pela incorporadora também é um bom caminho para avaliar a qualidade da construção e do projeto.

Já Andrew Storfer ressalta que é necessário ter uma reserva financeira para os custos que vêm com a entrega do imóvel, como, em alguns casos, a instalação do piso, a parcela de entrega das chaves e as prestações intermediárias do financiamento.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário