Bancos descobrem o filão do mercado habitacional

O setor habitacional, antigo patinho feio da carteira de empréstimos dos bancos que somente a Caixa dava grande atenção transformou-se no foco de dois gigantes: Banco do Brasil e Bradesco. O objetivo é usar o crédito imobiliário para atrair clientes e, com isso, ganhar mercado. A política mais agressiva no segmento, algo inédito no País, beneficia os mutuários, já que as instituições passaram a oferecer crédito com juros mais baixos e prazos longos.

De acordo com os dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o volume de recursos aplicados no setor mais do que triplicou nos últimos anos.

Esse crescimento chamou a atenção do Banco do Brasil. Na avaliação do vice-presidente do BB, Paulo Rogério Cassarelli, mesmo antes de o governo lançar o programa Minha Casa, Minha Vida o caminho para que o crédito imobiliário se tornasse um bom negócio estava sedimentado. Na busca pelos clientes de relacionamento de longa duração, o Bradesco saiu na frente. No fim do mês passado o banco anunciou que passaria a trabalhar com prazo de 30 anos e juros de 8,9% ao ano mais TR (Taxa Referencial de Juros) para os imóveis na faixa de até R$ 120 mil. Em 2009, o Bradesco planeja conceder crédito imobiliário da ordem de R$ 5,5 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão para os mutuários, pessoas físicas, com renda de até três salários-mínimos.


Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário