A tendência dos prédios verdes
Aos poucos, as “construções sustentáveis” começam a ser uma tendência, e por uma razão muito simples: geram menos despesa. Podem até custar mais caro no começo, mas reduzem consideravelmente os gastos com o tempo no uso e na manutenção.

Para ser considerado um "prédio verde" e conseguir o selo Leed há alguns pré-requisitos básicos, como o uso de iluminação natural, a gestão de perdas e resíduos, a administração do consumo de água e energia elétrica, o uso de materiais renováveis, a qualidade interna do ambiente e as ideias inovadoras. Após a análise, a construção recebe uma nota que varia de 0 a 69 pontos, nas categorias ouro, prata e verde.

Um dos quesitos mais importantes é a localização do empreendimento. O terreno não deve ser contaminado por substâncias tóxicas e precisa ter uma boa infraestrutura local, principalmente de transporte público. As construções também devem reservar espaço para estacionamentos de bicicletas e incentivar ações ecológicas, como a reserva de vagas perto dos elevadores para quem der carona e para veículos de baixa emissão de carbono.

Primeira a possuir um selo na América do Sul, a agência do Banco Real de Cotia tem um sistema parecido e reutiliza toda a água da chuva nos vasos sanitários. Ali, 100% do esgoto é tratado e ainda serve para regar os jardins. Além disso, painéis fotovoltaicos garantem o fornecimento de energia - a luz solar é armazenada e utilizada para abastecer os caixas eletrônicos de auto-atendimento.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário