Secovi: aluguel que vence em agosto deve ficar mais barato

Inquilinos com contratos que vencem em agosto, e com correção pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), podem ter o valor do aluguel reduzido. Isto deve ocorrer se a tendência de deflação do indicador se mantiver em julho, conforme previsto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na primeira prévia deste mês, a taxa verificada pelo instituto foi de -0,23%, acumulando variação negativa de 0,47% em 12 meses.

O reajuste do aluguel deve respeitar a variação do índice escolhido - o mais utilizado nos contratos de aluguel é exatamente o IGP-M dos 12 meses anteriores. Da mesma forma que é corrigido quando se tem alta, deve ser reduzido quando se tem deflação. É um respeito ao contrato.

Assim, caso a tendência de variação negativa do indicador se mantenha em julho, a maioria dos contratos de aluguel com vencimento em agosto devem ter os valores reduzidos. Por exemplo, um contrato no valor de R$ 700 deve cair para R$ 696,71, se aplicada a variação dos últimos 12 meses informada na primeira prévia de julho (-0,47%).

Para os contratos que terão reajuste em julho (que levam em consideração o indicador até junho) a variação é positiva de 1,52%. A maioria dos locadores adotam o IGP-M como indexador dos contratos porque o índice avalia os preços do mercado. Entre seus componentes estão os preços por atacado (IPA), os preços ao consumidor (IPC) e os custos da construção (INCC).

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário