Alto padrão ensaia volta

Imóveis acima de R$ 1 milhão venderam como nunca no auge do mercado imobiliário. Até o primeiro semestre do ano passado, as construtoras inundaram diferentes bairros das mais diversas capitais com plantas de quatro dormitórios e superiores a 250 metros quadrados. A crise atingiu em cheio esse segmento - que ficou paralisado depois de setembro.

No primeiro trimestre, praticamente não houve lançamentos de alto e altíssimo padrão. O pouco que se vendeu foi, em sua maioria, de estoques - produtos lançados em 2008. Apenas na cidade de São Paulo, segundo dados da Embraesp e Secovi, de janeiro a abril deste ano foram vendidas 1,4 mil unidades de apartamentos de quatro dormitórios, queda de quase 50% sobre as 2,7 mil comercializadas no mesmo período de 2008. Atualizado, o número deste ano seria o mais baixo dos últimos cinco anos.

Aos poucos, no entanto, as vendas começam a voltar, segundo os incorporadores. Embora de forma mais lenta do que em imóveis de menor valor. Menos retraídas, as empresas começam a fazer lançamentos pontuais. Aliás, cada novo produto que chega ao mercado é analisado com lupa por toda a concorrência - que chega a comemorar o bom desempenho do vizinho como termômetro de reação do mercado.

"O alto padrão começou a voltar nos últimos 60 dias", afirma Júlio Pina, vice-presidente da imobiliária Brasil Brokers.

No mercado de imóveis usados, no entanto, o alto padrão segue como o patinho feio do setor. De acordo com Ademar Larine, presidente da Credipronto - parceria entre Itaú e a Lopes - e da Pronto - braço de usados da Lopes - imóveis acima de R$ 1 milhão continuam sofrendo bastante. "Apesar da melhora das vendas em junho, esse mercado não reagiu ainda", diz Larine. (DD)
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário