ETIQUETA VAI IDENTIFICAR CONSUMO DE ENERGIA DE EDIFÍCIOS

Mais um exemplo de como, cada vez mais, a preocupação com a sustentabilidade vai determinar as diretrizes do futuro do setor de Habitação: a Eletrobrás, maior companhia de energia elétrica da América Latina, e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançaram recentemente a Etiqueta de Eficiência Energética em Edificações. O selo vai analisar e classificar os prédios conforme seu consumo de energia em três aspectos principais: envoltório (fachada e entorno), sistema de iluminação e condicionamento de Ar. Os edifícios receberão etiquetas que vão de A (melhor nível de eficiência,) até E (pior qualificação) – é uma etiqueta bem parecida com a que os eletrodomésticos já têm.

Por enquanto, a etiqueta vai certificar edifícios comerciais, de serviços e públicos, que são responsáveis por cerca de 45% do consumo de energia no Brasil. Porém, a ideia é que, em breve, ela passe a valer também para edifícios residenciais. O selo faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel).

O objetivo do programa é forças os edifícios a consumirem menos energia – afinal, quem for comprar um apartamento dará preferência àquele que consome menos, porque vai gastar menos com a conta de luz, por exemplo. Se seguirem alguns preceitos de arquitetura bioclimática, a economia de eletricidade pode chegar a 30% em edificações já existentes (se passarem por readequação e modernização) e a 50% em prédios novos, que contemplem essas tecnologias desde a fase de projeto.

Fonte: Secovi

Nenhum comentário:

Postar um comentário