Quando marketing direto vira “marketing indireto”

Mat Zucker, diretor executivo de criação da OgilvyOne, diz que tem horas que não conseguimos falar com as marcas


Recentemente fui verificar como as empresas que fazem e-mail marketing recebem as respostas digitais. Aqui você vai encontrar uma oferta que não é bom exemplo.

Após 17 anos, você não me conhece?

Recebi um e-mail do CitiMortgage que oferecia 100 dólares para abrir a minha primeira conta corrente no Citibank. Bastante generoso e bem melhor do que os 25 dólares que diversos bancos estavam usando há um ano. O problema é que eu tenho uma conta corrente do Citi desde que eu comecei na publicidade, em 1992 - na verdade, minha casa tem duas pessoas que usam suas cadernetas de poupança. São 17 anos de cliente leal e consistente. Também sou cliente da CitiMortgage desde 1999 (eu sei que eles estão separados, embora a maioria dos clientes devem pensar que estão juntos - pelo menos na partilha de dados).

Eu procurei uma forma de responder que já era um cliente Citibank, para eles corrigirem as falhas de direcionamento. Queria apenas um botão ou número de telefone para ligar. Mas não encontrava no e-mail. Então, se eu quero dizer a eles sobre isso, eu não posso, nem pelo mesmo por e-mail ou por telefone. Não há um endereço postal para que eu possa mandar uma carta (o departamento para enviar sua carta é, ironicamente, chamado de e-mail). Estou curioso para saber como vou fazer isso.

A falta de visão sobre marketing de relacionamento e gestão de dados é lamentável. Estou envergonhado por ser uma marca que tanto tem feito para o mundo digital. Lembre-se que a marca Citi tem sido uma das maiores inovadoras no espaço digital.

Mat Zucker é diretor executivo de criação da OgilvyOne


Fonte: Proxxima Meio e Mensagem

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