Bin Laden estampa anúncios no metrô dos EUA

Apesar de estar, há tempos, no topo da lista das pessoas mais procuradas do planeta - e de não dar o menor sinal do seu paradeiro - o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, estará, de certa forma, bem próximo dos norte-americanos nos próximos dias.


Na estação do metrô de Washington, capital do país, foram espalhados cartazes que mostram Osama vestido com uma camiseta com os dizeres "I Love Guantánamo". A referência à prisão da baía cubana tem o intuito de pedir o fechamento do local que, atualmente, abriga suspeitos de práticas e de ações terroristas.

A campanha foi criada pelo grupo Avaaz e aproveita a associação com o maior inimigo dos Estados Unidos para mostrar que a manutenção da prisão de Guantánamo apenas serve para alimentar o recrutamento de novos militantes para as facções terroristas. A frase, então, sugere que a paixão de Osama por Guantánamo deve-se ao fato de a ilha ser um bom fornecedor de novos "parceiros" para a sua causa terrorista.

Além dessa associação, a campanha pretende alertar a sociedade a respeito da ilegalidade dos atos de tortura, salientando que a manutenção de suspeitos em uma prisão é uma atitude antiética e negativa para o governo norte-americano. Para reforçar a ideia, um outro cartaz também foi produzido pela agência, mas com a imagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No anúncio, o líder da nação aparece em uma pose pensativa, acompanhado de uma das frases ditas em seu discurso de posse: "Rejeitamos como falsa a escolha entre nossa segurança e nossos ideais".

Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário