P&G segue como maior anunciante do mundo

É o que aponta ranking Top 100 Advertisers, de AdAge. A lista mostra ainda os maiores anunciantes por país e quanto eles investem em mídia

A Procter & Gamble segue como maior anunciante do mundo, segundo o recém-publicado ranking Top 100 Advertisers do Advertising Age, baseado nos dados de 2008. A P&G está à frente de Unilever, L´Oreal, General Motors e Toyota, que mantém suas posições em relação ao ranking do ano anterior. As mudanças ocorrem a partir da sexta posição, que deixou de ser da Ford, e agora é da Coca-Cola. A Johnson&Johnson está em sétimo, seguido pela montadora. Reckitt Benckiser e Nestlé fecham o Top Ten, que perdeu a Honda. No Top 20, a maior subida foi do McDonald´s, de 19º para 14º lugar. Na América Latina, entretanto, assim como na África, a primeira posição é da Unilever. Em todas as outras, a P&G reina absoluta.

O ranking traz ainda os detalhes sobre os investimentos em cada país. No Brasil, a liderança é das Casas Bahia (o AdAge utilizou os dados do Ibope, que considera preço cheio de tabela), seguida por Unilever, AB Inbev, Ford e Fiat.

Nenhum anunciante brasileiro está no ranking mundial, por causa de um dos critérios de eliminação, que é a necessidade de se ter operações em pelo menos três continentes. Do Top Ten brasileiro, Unilever, Anheuser-Busch InBev, Ford, Fiat, Volkswagen e Colgate-Palmolive estão no ranking com suas matrizes. Casas Bahia, Bradesco e Caixa Econômica Federal não atendem ao critério de ser "global". E a Vivo é uma joint venture entre Portugal Telecom e Telefônica, esta última, presente no ranking.

Caso a Casas Bahia pudesse participar do ranking, estaria em 66º lugar, atrás de Carrefour e à frente de Microsoft. No ranking Agências e Anunciantes, que considera descontos, a Casas Bahia também lidera, com R$ 1,2 bilhão, ou cerca de US$ 685 milhões, na cotação desta segunda-feira, 30.

O AdAge observou ainda que os 100 maiores anunciantes do mundo investem 62% de suas verbas de compra de mídia fora dos Estados Unidos.

Fonte: AdAge e Meio e Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário