CDHU entrega primeiras casas populares construídas com steel frame

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) entregará no próximo dia 22 de dezembro, em Avaré-SP, um condomínio popular construído com steel frame, sistema com estrutura de perfis leves de aço zincado.

Este foi o primeiro projeto da CDHU com o sistema construtivo e também a primeira obra para a baixa renda da construtora Seqüência. "Não foi preciso fazer nenhuma adequação no steel frame para utilizá-lo nas casas populares. O que mudou, em relação às construções que costumamos fazer, foi o tipo de acabamento adotado, como os metais, as louças, cerâmicas e revestimentos, que são mais simples do que aqueles para a classe média, por exemplo", explica o arquiteto Alexandre Mariutti, diretor da Sequência.



As 22 casas do empreendimento são horizontais, com sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos, que pode ser utilizada como jardim ou horta. "Como são para idosos, os imóveis possuem vãos maiores de portas, bases de segurança nos banheiros, pisos antiderrapante, entre outros itens de acessibilidade", lembra o arquiteto.

O processo de montagem das residências foi dividido em três grandes etapas. A primeira compreende a execução da fundação do tipo radier, a montagem dos perfis, que já vêm prontos de fábrica, e do telhado. "Em uma semana, a casa já está coberta", pontua Mariutti. O próximo passo então é revestir a parede externa com placas cimentícias, fazendo a instalação hidráulica e elétrica da residência ao mesmo tempo. Por fim, a construtora monta o drywall na parte interna e faz os acabamentos da casa.

"Tínhamos um contrato de oito meses [para a execução do empreendimento] e um pedido da CDHU para antecipar o mais rápido possível a entrega. No fim, terminamos a construção em três meses, já que começamos no dia 22 de setembro e vamos entregar as residências no dia 22 de dezembro", conta o diretor da construtora.

Segundo Mariutti, mesmo o steel frame não sendo muito utilizado para a baixa renda, não há nenhum cuidado especial com a manutenção das casas. "A manutenção é a mesma do sistema convencional. A única vantagem é que, caso ocorra um vazamento, não é preciso quebrar a parede como na alvenaria. Simplesmente se faz uma abertura no drywall, concerta e depois é só remendar", explica.

Além das 22 casas, o condomínio em Avaré ainda tem infraestrutura completa e espaços de convivência, onde os moradores terão assistência social e atividades socioculturais e de lazer.

Fonte: PINIWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário