Em três anos, acesso à internet cresce 75% no Brasil

Em três anos, o número de internautas cresceu 75,3% no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira, 11, no final do ano de 2008, 56,4 milhões de brasileiros (com idade superior a dez anos) tinham acesso à internet - o que correspondia a 34,8% da população. Em 2005, esse número era bem menor: eram 31,9 milhões de pessoas.

Ao analisar o crescimento o IBGE destaca que boa parte dos novos internautas são provenientes das camadas de baixa renda, o que aponta para uma maior difusão da inclusão social. Apesar disso, o país ainda encontra-se bastante atrasado em relação a outras nações em termos de acesso à internet.

De acordo com ranking da Internet World Statis, a porcentagem da população com acesso à internet é bem menor no Brasil do que em países vizinhos, como a Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia. Segundos os coordenadores do IBGE, os atrasos da difusão digital brasileira ainda estão atrelados a outros problemas estruturais do País, como o acesso á educação e a distribuição de renda.

Apesar de ainda ser considerada baixa, a média de acesso á internet no Brasil ainda foi maior do que a da América Latina. Considerando todo o continente sulamericano, aproximadamente 30,5% da população possui acesso à internet. Campeã do ranking do instituto, a América do Norte tem 74,2% de sua população conectada. Na sequência, aparecem a Oceania, com 60,4% e a Europa, com 52%. Entre os continentes, a África aparece com a menor média, com uma porcentagem de 19,4% de sua população com acesso à internet.

Fonte: Reuters e Meio e Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário