O boom das redes sociais

Gustavo Donda fala como as empresas podem tirar proveito dessas novas ferramentas para se aproximar dos consumidores

"A internet é muito mais que mídia": afirmou Gustavo Donda, diretor de planejamento da TV1, na apresentação "Rede Sociais: Como conquistar 27 milhões de pessoas", no espaço ProXXIma Garage. Essa foi a explicação para o fato que o investimento de mídia em internet no Brasil é de apenas 4%, enquanto que na televisão é de 62%.
Para o profissional é preciso saber como escutar essa geração "nativa", que já nasceu dentro desse universo virtual, utilizando a tecnologia desde criança.Donda confronta internet com a televisão, que até a década passada era a principal ferramenta de comunicação e como essa foi perdendo audiência ao longo dos anos. Para exemplo de comparação, a série Dallas, sucesso nos Estados Unidos em 1980, tinha 55% de penetração. Já em 1999, a liderança estava com "Who wants to be a millionaire", que atingia 18,7% da população - enquanto o American Idol, em 2009, alcança 9,1% de audiência. Ao mesmo tempo, o YouTube registrava 100 milhões de page views em nove dias com a apresentação de Susan Boyle.
O Brasil tem 50 milhões de usuários ativos na internet, sendo que 47% desse total acessam por meio de lan house, o que comprova que o motor do mercado é a classe C e que as pessoas estão à procura de comunicação na rede mundial de computadores. O Orkut se destaca no cenário com 27 milhões de adeptos, seguido pelo Youtube com 21 milhões, Twitter 8,3 milhões - crescimento de 730% em três meses, e o Facebook com 14,2 milhões.
Para Donda, "as empresas têm que ouvir e deixar as pessoas falarem, para podem saber o que elas procuram". Assim, 99% das empresas, acima de 50 funcionários, estão presentes na internet e 43% dos funcionários têm acesso livre. A sugestão do profissional é que as empresas entrem nas mídias sociais, digitem o nome das suas marcas e vejam o que as pessoas estão falando, vendo em que é possível inovar e surpreender a comunidade. O maior exemplo disso para o gerente de planejamento da TV1 foi a campanha presidencial de Barack Obama a presidência dos Estados Unidos, em que as pessoas entravam no site e davam sugestões de como deveria ser a empreitada. O programa arrecadou US$ 500 milhões e teve a participação de mais de 1 milhão de voluntários cadastrados.A importância desse processo pode ser observada em um estudo realizado pelo Facebook, que aponta que uma social network no mundo offline é de 10 contatos. Já no online, esse número sobe para 40. O que também caracteriza os projetos de viral, que não podem ser confundidos com o spam, exigindo que as empresas enviem somente aquilo que os consumidores desejam.

Fonte: Meio e Mensagem Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário