E-Buyer: como atender compradores ou locatários internautas

Você já ouviu falar em Geração “X”? Geração “Y”? Sabe como a mente dessas pessoas funciona? Como raciocinam? Como procuram, o que desejam? Você sabe como atender compradores ou locatários internautas? Sabe quantos negócios são feitos ou iniciados pela Internet?

O E-Buyer,curso de 8 horas de duração ministrado em dois dias (25 e 26/9) durante a Convenção Secovi 2009 foi desenvolvido pelo REBAC – Realtors Buyers Institute.

Seu conteúdo, conduzido pelo professor José Augusto Pereira Nunes,presidente das Relações para o Brasil da NAR – National Association of Realtors, aborda todos esses assuntos de forma prática e dinâmica, sempre na lingua portuguesa.

Ao final, os participantes receberam Certificado internacional emitido pelo REBAC.
Expectativa do cliente x realidade local - Como se estabelecem tais expectativas? Normalmente, o agente imobiliário deve visualizar - no bom sentido - o seu cliente como alguém irracional, pois isso tem um sentido de ser.

"Todo comprador ou locador baseia sua expectativa a partir da enxurrada de informações que recebe a cada instante e de todos os lados, e que nem sempre corresponde à realidade".

A partir de tal premissa, cabe ao agente fazer com o que o seu cliente desenvolva uma visão clara daquilo que precisa e daquilo que o mercado poderá lhe proporcionar, segundo o professor.

Ainda de acordo com Nunes, normalmente o cliente tende a ter a idéia de que não precisa de auxílio profissional para localizar seu objeto de desejo, o imóvel. "Ainda mais quando lança mão dos recursos da Web", completa o especialista.

Então, o profissional do ramo deverá priorizar o atendimento - que em uma primeira etapa nem precisa ser feito por ele, contanto que seja bem feito -, e compreender e viabilizar a alta tecnologia em contato com o "humano".

"O mercado imobiliário é extremamente localizado e particularizado. Cada região tem a sua característica e dinâmica específicas", analisa Nunes.

Partindo do ponto que o profissional necessita saber exatamente dos meios que seu cliente lança mão para comprar ou locar, ou mesmo saber o que sua "concorrência" anda fazendo, este tem de segmentar suas ações e disponibilizar recursos por meio de um ótimo site.

"O site deverá ter muitas fotos e descrições do imóvel, listas pesquisáveis, links atualizados, ser preciso, objetivo e de fácil leitura, além de disponibilizar conteúdo focado no comprador", considerou.

Ainda, Nunes revelou que algo em torno de 39% do mercado norte-americano não têm página na Internet. "Além disso, nem todos os sites são eficientes", completou.
Fonte: SECOVI-SP

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