Coca-Cola e Fifa celebram paixão pelo futebol

A Coca-Cola e a Fifa anunciaram nesta segunda-feira, 21, em Zurique, a maior ação global feita pela marca em associação com o futebol. Para o tour mundial da Taça da Copa do Mundo, que deve durar seis meses e passará por 86 países - incluindo todas as nações africanas -, a marca encomendou uma campanha integrada que envolve peças publicitárias, promoções, eventos e embalagens temáticas, entre outras atividades.


Em 2006, foi realizado o primeiro tour mundial do troféu da Copa do Mundo (os países vencedores do torneio recebem a taça, mas, iniciada nova Copa, ela é substituída por uma réplica para ficar na nação ganhadora). Na ocasião, o troféu esteve em 29 países.

Muito maior, o novo roteiro começará pela África e terminará na África. O pontapé inicial será dado no Egito, para onde a taça deverá ser levada nos próximos dias. O Brasil está no roteiro. A campanha que embalará o giro conta com uma versão da canção "Waving flag" (clique aqui e escute), do cantor K'Naan, da Somália. Essa música faz parte da trilha da Copa da África do Sul, em 2010.

Outra celebridade africana atuará como embaixador da ação: é Roger Milla, ex-jogador da seleção de Camarões. Ele foi escolhido em função da temática da campanha, a celebração e a paixão. Milla ficou conhecido mundo afora também pelas danças que fazia ao comemorar um gol durante a Copa do Mundo da Itália em 1990. Convidado a participar da coletiva de imprensa que a Fifa organizou em Zurique nesta segunda-feira, Milla mencionou a famosa cena protagonizada pelo brasileiro Bebeto na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, quando simulou o gesto de embalar um bebê (um de seus filhos tinha nascido naquela época). O ex-jogador camaronês estará em um dos três comerciais da campanha - os demais mostrarão a história de um jovem boleiro em busca da celebração perfeita e os fatos hilários que podem ocorrer durante o tour da taça ao redor do mundo.Para marcar esse espírito de celebração e paixão - "que nenhum outro esporte consegue alcançar", disse Muhtar Kent, chairman e CEO da Coca-Cola Company -, a ação terá uma estratégia digital que integra o torcedor. Ele poderá fazer uploads de vídeos com celebrações de gols.

Joseph Tripodi, chefe de marketing da multinacional, explicou que a campanha, que faz parte do conceito "Open Happiness", convida pessoas do mundo todo a expressar sua paixão. Os fãs também poderão votar na comemoração mais efusiva durante a Copa da África do Sul. Pela primeira vez, a marca irá premiar a melhor celebração de gol. Kent afirmou que, como parte de um programa que a companhia dispõe (Water for school), a cada celebração com dança feita pelo goleador, a companhia fará uma doação extra para ampliar o acesso de sul-africanos a água potável. Ao ressaltar a ação social, ele acrescentou que a Coca-Cola é a empresa que mais emprega pessoas no continente.A campanha global inclui ainda um documentário ("Celebrating the goal"), embalagens temáticas e football camp para adolescentes.




Fonte: Meio e Mensagem Online

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