Vendas de materiais de construção crescem pelo quarto mês seguido

Pelo quarto mês consecutivo, de acordo com o Índice de Vendas elaborado pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), houve crescimento no faturamento no mercado interno: 1,28% em agosto comparado a julho.

O quadro de melhora constante desde maio de 2009 se deve em parte às medidas de estímulo anunciadas pelo governo, como a ampliação da validade do IPI reduzido para materiais, e o início da implantação do programa Minha Casa, Minha Vida. O resultado acumulado nos últimos 12 meses, com a influência da crise financeira internacional, representa queda de 7,74%.

Para o presidente da Abramat, Melvyn Fox, o crescimento nos últimos meses é um sinal da recuperação do setor, duramente afetado pela crise. “O ano passado foi atípico: vínhamos crescendo fortemente, mas a freada a partir do último trimestre, nos levou de volta aos patamares de 2007”, explica Fox. “Apesar disso, nos últimos quatro anos o setor tem crescido, e agora é possível planejar melhor e manter essa ascensão de maneira sustentada.”

PREVISÃO 2009 - Em vista dos resultados obtidos até o momento, a previsão de fechamento para 2009 foi revisada para baixo, com expectativa de resultado 5% inferior a 2008. Ainda assim, esta nova previsão representa um crescimento real de 8% em relação a 2007, refletindo uma evolução mais realista do setor no ambiente pós-crise.
As perspectivas da associação são confirmadas pela confiança das indústrias de materiais. De acordo com o Termômetro Abramat, sondagem realizada entre as associadas, 75% dos empresários estão otimistas com o desempenho da Construção Civil a partir de outubro. Até agosto, 6% estavam pessimistas, e esse número caiu para zero.


Fonte: Zap Imóveis e Revista Zap

Nenhum comentário:

Postar um comentário