Novas moradias somam 1,8 milhão

O fato mais significativo na área de habitação, captado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008, está ligado aos motivos que provocaram o crescimento no número de novas moradias - 1,8 milhão - ao longo de doze meses.
A explicação básica é a de que houve um aumento significativo tanto no índice de pessoas que passaram a viver sozinhas, quanto no de domicílios com apenas dois moradores - indicando aparentemente, neste último caso, a formação de novos casais.
PAÍS JÁ TEM 6,9 MI DE LARES SÓ COM UM MORADOR - Casas e apartamentos com apenas um morador tiveram um aumento de 12% em todo o país, elevando o total nesta faixa para 6,9 milhões de domicílios. Três regiões despontaram nesse quesito: a Sudeste e a Sul, com o índice de 12,8% cada uma; e a Centro-Oeste, com 12,7%.
A tradutora Patrícia Barata foi um dos brasileiros que, no ano passado, decidiram morar sozinhos. Ela se mudou da casa dos avós, em Jacarepaguá, para um apartamento em Botafogo. Ele é pequeno - quarto, sala, cozinha e banheiro compactos, mas o capacho na porta, com a inscrição “Área VIP”, não deixa dúvidas: trata-se de um lugar especial.

AUMENTA O NÚMERO DE MORADIAS PRÓPRIAS - O aumento de moradias com duas pessoas subiu 22,2% nacionalmente (para 12,7 milhões de domicílios). O destaque nesse grupo aconteceu no Sul (25,6%) - seguido do Sudeste (23,9%) e do Centro-Oeste (22,3%).
No país inteiro houve um aumento de 0,4% no índice de domicílios permanentes, que passaram a um total de 57,6 milhões. Pouco mais de dois terços deles (70,1%) são próprios e já quitados. Cresceu também levemente (0,2%) a cifra de residências em aquisição - ou seja, as que ainda não foram totalmente pagas.
Elas representam 4,3% de todo o estoque de imóveis residenciais. O índice dos alugados permaneceu exatamente igual ao registrado no ano passado: 16,6%.

Fonte: Zap Imóveis e O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário