Roteiro para ter uma casa compacta e confortável

Medidas na ponta do lápis: viver em espaços justos não significa abrir mão de conforto nem de soluções de bom gosto. Conheça um breve roteiro para alcançar o máximo de eficiência num projeto tamanho P.

A demanda por moradias enxutas está relacionada com o adensamento das cidades e com a nova configuração da família brasileira – muita gente vivendo sozinha ou com poucos filhos, segundo a arquiteta Beatriz Santos de Oliveira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Optar por áreas menores também tem a ver com restrições econômicas, considerando o custo do metro quadrado construído, do lote urbano e da manutenção da casa. A saída, então, é multiplicar os poucos metros disponíveis para morar confortavelmente. Explicamos como.

Implantação.
Um terreno em desnível pode ser bem aproveitado com a construção distribuída em níveis. No piso mais baixo, pode-se alocar espaços como lavanderia e garagem.
Programa.
Definir que lugares serão os mais importantes ajuda a ter uma distribuição equilibrada. Se a casa vive cheia de amigos e o seu prazer é receber, a sala e a cozinha devem ser privilegiadas. “Se os quartos só servem para dormir, não precisa projetá-los tão grandes”, orienta o arquiteto paulista Henrique Fina.
Circulação.
A área de passagem deve ser reduzida ou usada como ambiente. Convém dispensar ou evitar corredores – o mínimo confortável é 90 cm de largura.

Áreas livres.
Ambientes claros e arejados afastam a sensação de claustrofobia e parecem maiores. Por isso, aposte em grandes aberturas de portas e janelas. Em construções verticais, vale criar pátios, jardins-de-inverno e quintais para conquistar ventilação e luz.
Flexibilidade.
Muito comum na arquitetura japonesa, os painéis deslizantes ocupam poucos centímetros, integram os cômodos ou permite separá-los para ganhar privacidade.
Mezanino.
Ele faz render o pé-direito alto. Melhor ainda se o forro acompanhar a inclinação do telhado, em vez de ser rebaixado e compactar o ambiente.
Acabamentos.
Adotar o mesmo revestimento de piso em vários lugares traz amplitude. Teto mais claro que as paredes parece mais alto.

Fonte: Arquitetura&Construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário