Corretores podem oferecer seguro habitacional num mercado dominado por bancos

Corretores de imóveis estão estudando a possibilidade de oferecer seguro de financiamento imobiliário, segmento que é dominado pelos bancos. Atualmente, quando oferecem o financiamento de um imóvel, os bancos já disponibilizam a seus clientes seguro que cobre danos na propriedade ou morte e invalidez de quem contratou o produto. Porém, a apólice não precisa ser contratada com o banco. De acordo com o advogado e diretor da AMM (Associação dos Mutuários e Moradores das Regiões Sul e Sudeste do Brasil), Tiago Antolini, se os corretores ingressarem nesse mercado, eles podem aumentar a concorrência e ainda diminuir os custos para os mutuários.
"O que falta é interesse dos corretores. Eles acham que é difícil conseguir oferecer esse seguro e muitos não sabem que podem oferecer", afirmou Antolini, que tem conversado com o Sincor (Sindicato dos Corretores de Imóveis) sobre a possibilidade de os corretores oferecerem o seguro de financiamento habitacional.


O seguro
Antolini explicou que já se tornou prática dos bancos disponibilizar o seguro como parte do financiamento, por meio de um contrato acessório. Isso passa a impressão para o mutuário de que ele tem de contratar esse produto com a instituição financeira onde tomou o crédito. Porém, o advogado explicou que a legislação permite contratar o seguro de outra forma e que existem decisões judiciais nesse sentido.

Fonte: Rede Imobiliária

Nenhum comentário:

Postar um comentário