IGP-M registra queda de 0,36% em agosto


O IGP-M, índice de inflação responsável pela maioria dos reajustes de aluguel, caiu 0,36% em agosto, após registrar deflação de 0,43% em julho devido a uma queda menor dos preços dos produtos agrícolas e industriais no atacado. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 28, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Os preços no atacado tiveram uma deflação de 0,61% este mês, após queda de 0,85% em julho. Os produtos agrícolas caíram 1,23%, contra recuo de 1,89% em julho. Os industriais tiveram queda de 0,41%, diante de uma taxa negativa de 0,49% no mês anterior.
Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais caíram 0,46% em agosto, em comparação com a queda de 0,31% em julho.
Por sua vez, os preços ao consumidor subiram 0,16% em agosto, em comparação com a alta de 0,34% no mês passado. Já o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) registrou taxa positiva de 0,01% em agosto, em comparação com a alta de 0,37% apurada em julho.
A taxa acumulada do IGP-M é muito usada para cálculo de reajustes nos preços de aluguel. No ano, o índice acumula queda de 2,02%. Em 12 meses, a taxa acumulada do indicador também é negativa, de 0,71%. O período de coleta de preços para cálculo do indicador desse mês foi do dia 21 de julho a 20 de agosto.
Fonte: Zap Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário