Anamaco vê oportunidade em novos sistemas construtivos


O presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz, está otimista com o desenvolvimento tecnológico das máquinas e dos materiais de engenharia e construção. "Quanto maior o nível tecnológico nos sistemas de construção, melhor fica o mercado para os varejistas de material de construção." A declaração foi feita depois que Conz visitou os estandes da feira Concrete Show South America 2009, ontem, em São Paulo.
Conz explicou que o alto nível tecnológico agiliza os processos construtivos e que, "quanto mais imóveis são entregues, maior é o número de ampliações e reformas". "Esse é um passo muito importante. Eu vejo que as fabricantes de máquinas e sistemas construtivos estão empenhadas em substituir a construção artesanal pela técnica", completa Conz.
Conforme a Anamaco, houve uma alta de 4,5% no total de vendas no varejo de material de construção no mês de julho, em comparação ao mesmo intervalo do ano passado.
"Vejo que as empresas estão correndo atrás de novas técnicas para agilizar a construção", pontua Conz. Ele diz que o programa federal "Minha Casa, Minha Vida" é um dos grandes estimulantes dessa busca pelo aperfeiçoamento de sistemas construtivos.
Conforme dados da Anamaco, cerca de 77% das vendas do mercado varejista de material de construção se destinam a reforma e ampliação de imóveis, que em geral são feitas com técnicas artesanais. O segmento de engenharia e construção civil é responsável pelos 23% restantes.
A Concrete Show South America 2009, com visitação exclusivamente de profissionais, teve início ontem e segue até amanhã.
Entre expositores e palestras, os organizadores esperam gerar cerca de R$ 500 milhões em negócios. Mais de 300 empresas apresentam em seu estande as últimas novidades em maquinário e sistemas construtivos.

Fontes: DCI e ADEMI-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário