Publicis compra agência de publicidade Razorfish da Microsoft

PARIS, 10 de agosto (Reuters) - A Publicis fechou acordo com a Microsoft no valor de 530 milhões de dólares para adquirir a agência de publicidade Razorfish e melhorar sua posição em comunicações digitais, informou o terceiro maior grupo mundial de comunicação no domingo.



A Publicis emitirá ações para a gigante do software, no valor de 162 milhões de euros (232,6 milhões de dólares) pelo fechamento de sexta-feira, e pagará o restante do valor em dinheiro.

As duas empresas, que fecharam um acordo de cooperação em junho, também assinaram um acordo de aliança estratégica para aprofundar relacionamento na publicidade digital, enquanto a Microsoft utiliza o Bing como força principal em sua guerra nas buscas online contra o Google.

A Publicis já é a maior empresa mundial na publicidade digital, e a Razorfish ocupava o segundo posto no único setor publicitário que continua a mostrar crescimento apesar da crise econômica.

O grupo sediado em Paris superou o britânico WPP e o Dentsu, do Japão, na disputa final, que inicialmente envolvia cerca de oito empresas interessadas na subsidiária da Microsoft.

"O preço pago foi o resultado de um processo de leilão", disse Maurice Levy, presidente-executivo, da Publicis, em entrevista telefônica, do sul da França.
Ele afirmou que a transação avaliou a Razorfish em cerca de 1,4 a 1,5 vezes o valor de suas receitas, e afirmou que esse valor acompanhava a norma das transações do setor.

Levy acrescentou que a Publicis não planeja outras aquisições do mesmo porte no setor, mas consideraria todas as oportunidades. Entre elas poderiam estar compras de menor porte.

No final de junho, a Publicis tinha 3,5 bilhões de euros em liquidez.
A transação significa que o grupo gerará 25 por cento de seu faturamento no setor digital, ante 21 por cento no final do primeiro semestre. Levy havia estipulado essa marca como meta para o final de 2010.

A Publicis é o terceiro maior grupo publicitário do mundo, com agências como Leo Burnett e Saatchi & Saatchi, empresas de compra de mídia como a Starcom MediaVest Group e ZenithOptimedia, e a Digitas, no segmento digital.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário