Construtoras se recuperam no segundo trimestre de 2009


O setor imobiliário foi um dos que mais sofreram com a eclosão da crise global no final do ano passado. No entanto, na opinião dos analistas do segmento, o cenário para os próximos meses é bastante promissor para as construtoras brasileiras. Os principais pontos responsáveis por esse otimismo são a volta da confiança do consumidor, a baixa taxa de juros e o pacote habitacional do governo lançado em março deste ano (cujo objetivo é construir 1 milhão de moradias para famílias com renda até dez salários mínimos).
Todas as incorporadoras devem aumentar seu número de lançamentos no segundo trimestre de 2009, segundo avaliação da Brascan. Isso deve contribuir para melhores resultados no segundo semestre do ano. A previsão para o lucro líquido da companhia Rossi é de 39 milhões de reais, 36,9% acima do valor registrado no último trimestre e 22,95 abaixo do mesmo período de 2008.
Diante de tantos aspectos benéficos para o setor imobiliário, o único fator de risco na opinião de Ricardo Martins, gerente da área de pesquisa da corretora Planner, está nas condições de implementação do pacote habitacional do governo, que ainda não saiu do papel.
Para Martins, é necessário analisar o local em que as casas serão construídas, a estrutura de saneamento, saúde e transporte da região. Além de possíveis parcerias com as prefeituras e empresas, uma vez que os preços dos imóveis são baixíssimos, variam entre 50,3 mil reais a 93,1 mil reais.
"Apesar disso, o pacote já foi bastante positivo, pois, a partir dele, os papéis do setor negociados na bolsa tiveram alta performance, inclusive alguns que estavam em retração há bastante tempo", disse Martins.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário