Deflação pelo IGP-M, o índice de reajuste dos aluguéis, fica mais forte na 2ª prévia de agosto

A deflação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), indicador usado na maioria dos contratos de aluguel, acelerou na segunda leitura deste mês, refletindo um arrefecimento generalizado dos custos, sobretudo no atacado.
O indicador caiu 0,46% na segunda prévia de agosto, ante queda de 0,27% em igual período de julho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta sexta-feira. O IGP-M acumula queda de 2,12% no ano e de 0,81% nos últimos doze meses.
Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) caiu 0,78% nesta leitura, depois de declinar 0,56% no mesmo intervalo do mês passado.
O IPA agrícola acelerou a queda para 1,57% no dado de agosto, ante 1,16% em julho. O IPA industrial declinou 0,52%, após cair 0,37%.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,10% nesta leitura, abaixo do avanço anterior de 0,25%.
A desaceleração veio sobretudo das quedas dos grupo Alimentação e Vestuário, de respectivamente 0,25% e 0,30%, revertendo altas na leitura anterior.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,20% na segunda leitura de agosto, abaixo da alta de 0,33% na segunda de julho. O IGP-M da segunda prévia mediu os preços entre 21 de julho e 10 de agosto.


Fontes: Reuters/Brasil Online, Zap Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário