Cresce procura pelo certificado de construção sustentável

A cada ano, é maior o número de edificações brasileiras que recebem o selo LEED, de sustentabilidade. De 2004 para cá, 123 projetos foram certificados. O crescimento do setor se reflete nas salas de aula: devido à grande procura, estão abertas as inscrições para nova turma do MBA “Edificações sustentáveis”, promovido pela ONG Green Building Council Brasil, que concede tal chancela, e pela América Latina Sustentável Consultoria (ALS), em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP).
Com duração de 360 horas, o programa aborda técnicas, metodologias e tecnologias que habilitem os alunos a projetar, gerenciar e avaliar as construções e seus impactos ambientais. Procurado principalmente por arquitetos e engenheiros, inclusive executivos de empresas de construção civil, o MBA também capacita profissionais para a prova do LEED AP (Accredited Professional):
“Aprovados nessa prova, os profissionais se tornam consultores do selo LEED, reconhecidos pelo GBC internacional, sediado nos Estados Unidos”, explica Marcelo J. Meiriño, gerente de Projeto e Pesquisa da ALS.
O primeiro projeto foi certificado no país em 2004. Desde então, o número de construções com o selo só faz crescer. Em 2008, foram 56 prédios, e este ano, até março, já eram mais 20. Dos 123 que receberam a chancela em cinco anos, parte ainda está em fase de construção. A grande maioria deles (66,6%) fica em São Paulo. Em segundo lugar, vem o Rio (10,5%).
“A tendência é de crescimento, já que hoje essa é uma exigência de mercado”, diz Meiriño, ressaltando que o ponto mais discutido é a eficiência energética. “No curso, inclusive, os alunos aprendem sobre as exigências do novo selo Procel para edificações comerciais sustentáveis, que hoje é voluntário.”

Fonte: ZAP Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário